• ASTM – SAE

  • DIN – VDA

  • Câmara Fria para Gravelômetro

  • Após ensaio

  • Abrasivos

Gravelômetro – Batida de Pedra

Este equipamento simula a batida de pedras em chapas ou peças revestidas para avaliar a resistência do revestimento ao lascamento por impacto de projéteis.

O equipamento de batidas de pedras também chamado de gravelometro, foi projetado para reproduzir o efeito do cascalho ou outro projetil que atingem a pintura exposta ou a superfície de um automóvel e correlacionando com o resultado real do campo.

A intenção específica do teste é avaliar o revestimento ou sistema de superfície orgânica em painéis de teste planos, no entanto, pode ser possível estender este tipo de teste a peças acabadas ou tipos de materiais como alumínio anodizado ou plástico revestido se os resultados forem interpretados com as limitações e intenções implícitas nos procedimentos originais de teste.

O teste consiste em projetar cascalho de estrada padronizado ou outros projetis padronizados por meio de um jato de ar controlado em um painel de teste adequado, ou peças. Normalmente estes testes são conduzidos a temperatura ambiente ou a temperaturas negativas por exemplo -29°C +/- 3°C. Após impacto é aplicado fitas adesivas sobre as amostras e retira-se as fitas para verificar se há tintas soltas na fita adesiva, este método é padronizado por normas técnicas como teste de adesão.

Dúvidas frequentes

Porquê não posso resfriar somente as amostras?

Câmara Fria para enclausuramento do Gravelômetro para teste

(-4°F) -20°C / (-22°F) -30°C

Conforme normas:  ASTM – SAE – IS0 – DIN-VDA e Corporativas

Em atendimento as exigências do mercado de laboratório de ensaios, a EQUILAM NORTH AMERICA desenvolveu a câmara fria para enclausuramento do gravelômetro para simulação de teste a temperaturas negativas, ou seja, os projeteis, ar comprimido e todo sistema de teste, exposto a baixa temperatura especificada nas normas técnicas.

Observando o mercado internacional, os laboratórios submetem apenas as amostras de teste em um freezer e o operador e faz a transferência da amostra para o gravelômetro, que está exposto a temperatura ambiente, conflitando com as exigências das normas técnicas, foi solicitado a EQUILAM NORTH AMERICA que apresentasse uma solução para teste realista.

 Informações

  • DIN 55996-1, SAE J400, ASTM D 3170,  DIN EN ISO 20567-1, Peugeot (PSA) D24 1312, Mercedes-Benz DBL 7381, VW PV 3.14.3, FIAT 50488/01, VOLVO STD 1024,7132, GMW 14700, Renault D24 1702, Hyundai MS 600-35, MAN M 3171, Nissan NES M0007